Buscar
  • Circulare

Sabão nosso de cada dia!


Todos nós usamos vários tipos de sabão no nosso dia a dia. Você sabe como podemos fazer uma escolha mais sustentável?

No Brasil, por lei, desde 1982 todos os detergentes para lavar louças devem conter tensoativo biodegradável em sua formulação. Isso não significa que não precisamos prestar atenção na hora da compra. Detergentes tem gordura na sua composição e por isso é melhor que eles sejam de origem vegetal (de preferência) ou animal. Evitando componentes de origem petroquímica, você diminui os agentes químicos presentes no produto.

Para o sabão em barra, observe o tensoativo e a matéria-prima, dando sempre preferência àquelas de origem renovável. Temos sempre que pensar que quanto mais artesanal o produto, potencialmente menor será a agressão ao meio ambiente.

Analise também o Ph, que tem que ser 7 (neutro) para que não haja alteração no Ph da água que receberá os seus resíduos. Nessa categoria, o maior vilão é o sabão em pó, pois para a roupa ficar branquinha eles contêm branqueadores a base de cloro. Outro problema é que não são obrigados por lei a serem biodegradáveis. Por agredirem menos a natureza ou serem mais biodegradáveis, escolha produtos que contenham no rótulo termos como agentes anti-redepositantes, linear, tensoativo biodegradável e que não usem fosfato ou muitos agentes branqueadores. Algumas marcas de produtos de limpeza naturais já estão ficando mais comuns e até chegando ao mercado popular, mas você ainda vai encontrá-los com mais facilidade na internet. Na dúvida, aposte no bom e velho sabão de coco (quanto menos ingredientes, melhor), que pode ser usado na limpeza de tudo em casa, para lavar roupas e até louça.

Quer saber como fazer seu próprio sabão líquido em casa? É super fácil e não requer grandes habilidades! Rss! Essa receita é do @umavidasemlixo e faz muito sucesso, mas tomamos a liberdade de fazer algumas adaptações. Vamos lá, vc vai precisar de menos de 10 minutinhos para ter sabão natural por um bom tempo e bem mais em conta!

Ingredientes: 3 litros de água; 200g de sabão de coco (não pode ter sebo animal na composição); 3 colheres de sopa de bicarbonato; 50 ml de álcool 70; 5 ml de óleo essencial se quiser algum aroma diferente, mas não é necessário! Forma de fazer: Rale o sabão de coco (quanto menores os pedacinhos, mais fáceis de dissolverem). E acredite, é uma delícia ralar sabão! Aqueça a água e assim que começar a levantar fervura desligue o fogo e coloque o sabão. Mexa até estar totalmente diluído. Acrescente o bicarbonato e mexa bem. Quando esfriar, adicione o álcool e está pronto! Para guardar, coloque em potes ou garrafas de vidro já bem limpinhos. Algumas dicas importantes para o seu sabão dar certo:

. O álcool não pode ser em gel; . Para lavar 1 máquina cheia (8kg), use 100ml do sabão líquido; . Você também pode usá-lo para lavar louça e limpeza geral da casa. Ele não fará muita espuma, pois nos sabões tradicionais é acrescentado o laurel, um aditivo que faz espuma mas não interfere em nada na "qualidade" do produto ou da limpeza. . Na receita do @umavidasemlixo é sugerido colocar o álcool com a água ainda quente e antes do bicarbonato, mas por ser um componente muito volátil, colocamos no final com a água já fria. Testamos várias vezes e deu super certo! E aí, bora tentar? Por aqui esse sabão já é sucesso! 👌 Quanto mais informações tivermos, mais podemos fazer escolhas sustentáveis!

4 visualizações
fb.png
insta.png

© 2019 por Circulare

Circulare - CPF 329.471.028-35 - Avenida Miruna, 1120 - São Paulo, SP - nossomundo@mundocirculare.com.br - Telefone: (11) 97155-7493